Ailton Salviano – Publicado em O Jornal de Hoje – Edição de 07.02.2011

Será a canção “My Way” na voz de Sinatra? Ou “It´s now or never” na interpretação de Elvis Presley? Será aquela canção romântica “La vie em rose” de Edith Piaf? Ou será “Moonlight Serenade” executada pela Orquestra de Glenn Miller? Nenhuma dessas grandes canções chega perto da popularidade de uma simples composição surgida em meados do século 19 nos Estados Unidos.

Duas professorinhas americanas de um jardim de infância da cidade de Louisiana no estado do Kentucky, criaram uma composição chamada “Good Morning to all” (Bom dia para todos). A música, por sinal muito simples e fácil de ser cantada, era destinada às crianças. Com o passar do tempo, já nos anos 1910, a mesma música passou a ter o título “Happy birthday to you” (Feliz aniversário para você) e todos cantavam por ocasião dos aniversários.

Pois é, essa simples canção tem tradução em mais de dezoito idiomas. É, de longe, a canção mais executada e conhecida na Terra. Aqui no Brasil, a tradução recebeu o título de “Parabéns pra você” e foi concebida pela poetisa paulista de Pindamonhangaba, Bertha Celeste de Mello (1902-1999). Bertha tinha doutorado em Letras e usava o pseudônimo de Lea Magalhães. Escreveu os versos em apenas cinco minutos!

Em 1942 aconteceu um concurso em um programa dirigido pelo compositor Almirante na velha Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Até aquela data, cantávamos os versos originais em inglês e Almirante buscava a melhor letra em Português para o “Happy birthday to you”. Dentre as cinco mil traduções concorrentes, um júri formado por membros da Academia Brasileira de Letras escolheu a versão da professora Bertha como vencedora.

A canção original americana está no Livro dos Recordes como a mais conhecida canção americana em todo o mundo. Neste exato momento em que o caro leitor, está lendo este artigo, milhares de pessoas em algum lugar do mundo, independente de nível social, credo religioso ou facção política, se regozijam em torno de um parente ou amigo e cantam alegremente o “Parabéns pra Você”.

E por mera coincidência, lembrei-me que neste 07 de fevereiro de 2011, esposa, filhas, genros, netos e amigos devem estar entoando essa conhecidíssima canção para celebrar os 75 anos de José Jales Sobrinho. Jales desafia o tempo com os seus sonhos. Esteve em quatro copas do mundo. É atualizadíssimo com as novas tecnologias. Domina o Autocad. Ele próprio altera o visual do site da sua empresa. Seu próximo sonho: uma exposição com o mais avançado design em móveis.
PARABÉNS PRA VOCÊ, VELHO AMIGO!

(*) Envie o seu comentário para o e-mail: ailton@digi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>