ailtonCaro Visitante, este blog expõe vários textos elaborados por Ailton Salviano. Contemplam uma grande diversidade de assuntos. A maioria foi publicada em jornais impressos de Natal (O Jornal de Hoje) e de Mossoró (O Mossoroense).  Além do caráter opinativo do autor, os textos apresentam alguns aspectos didáticos que refletem a função de docente que o autor exerceu.

Ailton Salviano de Souza é um cara de hábitos simples, nascido na cidade do Natal logo após o fim da Segunda Guerra. Sua cidade berço teve um papel importante na ação das Tropas Aliadas. O pai e três tios participaram dessas ações bélicas. Primogênito de uma mestre-escola, Ailton aprendeu as primeiras letras na sala de visitas da sua própria casa que todas as manhãs era transformada em escola particular. Foi estudante do Grupo Escolar João Tibúrcio no Alecrim onde concluiu com distinção, o curso primário. Em seguida, cursou até a 3a. série do ginásio do Colégio Estadual do Atheneu Norte-rio-grandense. Graças a uma bolsa de estudos transferiu-se para o Colégio Santo Antônio, dos Irmãos Maristas, onde concluiu os cursos ginasial e científico. Influenciado por muitas histórias que leu sobre a prospecção de petróleo em revistas da ESSO onde o seu pai trabalhava, decidiu cursar Geologia na então Universidade do Recife (Hoje Universidade Federal de Pernambuco). Foi uma atitude inusitada. A profissão de geólogo ainda era muito desconhecida e a maioria dos seus colegas concluintes do segundo grau optava por Medicina ou Engenharia.

Formado em Geologia em 1968, Ailton trabalhou em muitos estados brasileiros. Realizou Pesquisas minerais desde os igarapés de Roraima às sangas do interior do Rio Grande do Sul. Nos 32 anos que exerceu a profissão de geólogo, viveu histórias alegres, tristes, irônicas que fazem um vida. Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Espera que você se deleite com o multifacetado conteúdo deste blog.